Psicoterapia de Casal 

 

 

            Na psicoterapia de casal o foco do trabalhos é a análise dos conflitos do casal, favorecendo seu ajustamento, de forma a possibilitar que os mesmo compreendam os conflitos e mais do que isso, aprendam a lidar com futuras dificuldades.

 

           Indicado para casais (heterossexuais e homossexuais ) que estão passando por momento de dificuldades, duvidas ou desgastes no relacionamento.

 

            Neste processo podem ser trabalhados tanto os aspectos afetivos quanto sexuais do casal.

 

            A procura de um profissional pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida mais rápido do que possa pensar. Embora cada casal seja diferente, e não possamos prever o número de sessões necessárias para que haja melhorias significativas, ocorrem normalmente mudanças positivas muito rapidamente. Quanto mais rapidamente procurar ajuda, mais rapidamente conseguirá melhorar a sua relação.

 

            Na terapia de casal ou psicoterapia de casal ambos participam e são auxiliados pelo terapeuta. O foco são as interações e dificuldades específicas que vivem. Em um namoro, casamento ou noivado é comum surgirem dúvidas e através do diálogo buscaremos os motivos da crise e soluções para resolver e amadurecer a relação.

 

 

Como funciona ;

 

            O psicólogo agenda uma entrevista com o casal e faz uma longa entrevista para colher todos os dados relativos aos problemas que envolvem a vida do casal. Em seguida, marca sessões individuais para levantar dados da vida pregressa de cada um dos membros.            Uma vez que ele já tenha elaborado uma hipótese diagnóstica e já tenha um plano de psicoterapia, passa a trabalhar então com o casal utilizando técnicas de aconselhamento, inventários e outras técnicas de psicoterapia cognitiva a fim de atingir a meta pré estabelecida nas consultas iniciais.

 

 

Uma psicoterapia pode evitar uma separação?

 

            A resposta é sim, embora o objetivo de uma psicoterapia não seja especificamente este. Até mesmo em casos que a separação já está decidida  é importante procurar um terapeuta de casais a fim de se promover um diálogo sério a respeito de responsabilidades de cada um, de direitos e deveres, especialmente quando o casal tem filhos.

 

 

            Todos nós temos um histórico de vida pessoal marcado por experiências vividas e aprendidas desde o útero materno. Essa carga de informações que recebemos constituem-se para nós uma base de relacionamento e a relação com alguém com quem temos que partilhar uma gama de experiências de toda a natureza, faz com que inconscientemente projetemos no outro aquilo que, na verdade está dentro de nós mesmos. No inicio de uma relação as projeções são positivas criando um ambiente fantasioso onde tudo fica lindo e maravilhoso até mesmo os defeitos de ambos não são percebidos. É a fase da paixão. Com o passar do tempo as projeções positivas acabam e aí começam os problemas de relacionamento.