Orientação Vocacional / Profissional .

 

 

            O momento da escolha profissional na adolescência ou a redefinição de carreira na vida adulta pode ser muito angustiante. O trabalho de orientação vocacional e profissional auxilia neste momento de escolha.

 

            A escolha vocacional é um termo que surge a partir da palavra vocação, que vem do latim vocatione e significa predestinação. Segundo Parsons, (1909) a orientação vocacional pode ser dividia em princípios como: compreensão de si mesmo, conhecimento de requisitos e condições de sucesso, e por último, uma resultante destes dois fatores.

 

​            Com as constantes mudanças no mercado de trabalho, devido a complexidade e diversificações das funções, as pessoas precisam, cada vez mais, desenvolver habilidades e aptidões para atenderem aos seus próprios interesses e estarem atualizados frente a demanda profissional. 


          Nos dias de hoje, ter apenas uma formação não basta, é necessário ampliar os conhecimentos teóricos e práticos para enfrentar os desafios e a crescente competitividade no mercado profissional. A seleção se torna mais rigorosa em busca de habilidades específicas. 

 

           A Orientação Vocacional, vem buscando diversas estratégias, para melhor adaptar-se a essa nova realidade. É um atendimento voltado para orientação e informação, que envolve a escolha profissional. É indicado para adolescente e também para adultos que estejam em conflitos com a sua escolha profissional, podendo ou não estar relacionado com as constantes modificações do mercado de trabalho. 


            Finalidade;

 

            E avaliar, analisar, esclarecer e informar o examinando suas áreas de interesses, aptidões específicas e gerais, que se apresentam inseridas em suas possibilidades. Revela também, tendências e habilidades em área ou campos de trabalho.

 

            Objetivo;

 

            É associar esses campos e sugerir caminhos ou tendências profissionais, que possam estar mais próximas das possibilidades, capacidades e interesses do examinando. A Orientação Vocacional pode proporcionar ao examinando uma forma de resolver o "dilema" diante desse momento de decisão. 

 

            Definir nosso futuro profissional é definir nossa identidade social. Por este motivo, merece atenção especial. A escolha da carreira traz consigo a possibilidade de o jovem ser o que quiser. Essa sensação é ao mesmo tempo libertadora e angustiante. Quanto mais maduro, compreendido e auto conhecido este jovem estiver nesse momento de sua vida, maiores as chances de sucesso nesta e nas demais escolhas que ele venha a fazer.

 

           É trabalhado o autoconhecimento, trazendo a tona seus reais interesses, aptidões e oferecendo uma ampla visão sobre o mercado de trabalho e possibilidades de profissionalização, com isso fazendo que sua escolha seja realizada com mais responsabilidade, de forma autônoma e consciente.

 

 

            Duração;

 

            Em média 12 a 15 encontros, sendo que alguns serão com os responsáveis. Cada encontro tem duração de 1 hora.

 

            O processo de avaliação é feito através de entrevista, questionários de interesse, testes projetivos, testes de personalidade e teste intelectual. 

 

Renata Kawamoto 

 Psicologa 

 

 

         Fonte;  www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/4185-entenda-como-funciona-a-orientacao-vocacional