Psicóloga
TCC- Terapia Cognitiva Comportamental.
Terapia cognitivo comportamental é uma abordagem que é mais específica, breve e focada no problema atual do paciente. Também conhecida como TCC, ela explica que o que nos afetam não são os acontecimentos e sim a forma que interpretamos.
Existem pensamentos na qual não analisamos, são os chamados “pensamentos automáticos”, que podem ser positivos ou negativos. Na Terapia cognitiva comportamental o psicólogo vai ajudar o paciente a distinguir e intervir nesses pensamentos, afim de “muda-los”. Por exemplo: numa situação onde o indivíduo é corrigido por um erro, automaticamente sem estar consciente do pensamento surge a ideia de “Eu nunca serei promovido. Não faço nada direito. Nunca conseguirei alcançar meus objetivos”. Através de testes comportamentais os pacientes da terapia cognitivo comportamental – TCC primeiro treinam, identificam, escrevem e aprendem a diferença entre pensamentos e sentimentos.
Ao analisarem suas próprias experiências os pacientes chegam à conclusão de como surgem esses pensamentos, o que ele estava fazendo quando teve o pensamento automático, ou como se sentiu ao ter esses pensamentos. Perguntas como “Sou socialmente inapto e indesejável em situações sociais ou de trabalho”, “as outras pessoas são potencialmente críticas, indiferentes, humilhantes ou rejeitadoras” fazem parte dos testes aplicados na terapia cognitiva comportamental.
A terapia cognitiva comportamental surgiu no início dos anos 60, através do psiquiatra Arron T. Beck, por meio de pesquisas com pacientes deprimidos. Ele percebeu que pacientes depressivos tinham visão distorcida de si mesmo, do mundo ao seu redor e de seu futuro, a chamada tríade negativa, que tem formação na infância. Conclui-se então que, o pensamento negativo distorcido altera nosso humor e consequentemente nosso comportamento.
A terapia cognitivo comportamental surgiu com o objetivo de corrigir os pensamentos distorcidos e aliviar os sintomas depressivos. Segundo Beck: “É um processo cooperativo de investigação empírica, testagem da realidade e resolução de problemas entre o terapeuta e o paciente”.
Nas últimas décadas a terapia cognitivo comportamental – TCC tem tido um impacto enorme sob o campo da saúde mental, devido sua eficácia na compreensão e no tratamento de uma extensão de distúrbios emocionais e comportamentais.
Psicoterapia é um momento especial para a compreensão e mudanças de comportamentos e sentimentos disfuncionais. Trata-se de um momento só seu onde o psicoterapeuta avaliará seu estado atual e aplicará protocolo específico ao seu caso a fim de retomar o equilíbrio psicológico e emocional.
A ajuda psicológica, durante o processo de psicoterapia, se faz por dois caminhos:
- Pela escuta por parte do psicoterapeuta que permite um ambiente acolhedor para que você seja recebido por um profissional com condições técnicas de trabalhar pelo seu bem estar emocional.
- Pelas intervenções e colocações do psicólogo que lhe ajudarão a perceber-se com maior clareza e equilíbrio.
Se Insatisfeito com a qualidade emocional e com o andamento de sua vida, ou não está conseguindo superar sozinho algum sofrimento, a procura por um tratamento psicoterápico é aconselhado.
O tratamento psicológico traz expressivos benefícios, pois a psicoterapia é um processo que amplia a noção que o sujeito tem de si e do mundo ao seu redor, proporciona ao sujeito admitir suas potencialidades e limitações, alivia sofrimento, promove crescimento e desenvolvimento pessoal, melhora a relação afetiva, amplia a qualidade de vida do individuo de forma global.
A procura também é indicada para tratamentos de transtornos, depressão, fobias, pânico, anorexia, bulimia, entre outros.
Uma pessoa neutra, preparada para ouvir com atenção, detectar suas emoções e sentimentos, analisar seu comportamento sem julgar, fornecer conhecimentos sobre sua própria vontade e intenção. A psicóloga, psicoterapeuta está apta para favorecer o acolhimento e facilitar-lhe um momento único onde você é o protagonista de sua história.
Basta marcar uma entrevista em um psicologo que fará uma avaliação sobre a necessidade ou não de um trabalho terapêutico. Nessa entrevista poderão ser tiradas todas as duvidas a respeito do processo.
A Psicologia é a ciência que trata da parte emocional do ser humano, como ele se comporta; pensa e sente.
Desperta nas pessoas a busca por uma vida mais plena, através de um conhecimento maior sobre si mesmo.